31 de julho: já avaliou o seu mês?
7/31/20243 min read


Avaliar para seguir: a importância da avaliação no processo.
Estabelecer metas é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional. No entanto, a realização dessas metas depende, em grande parte, da avaliação contínua e de um acompanhamento sistemático das ações traçadas para o seu cumprimento. Segundo Falconi, a gestão eficiente das metas é a chave para o sucesso organizacional. Falconi destaca a importância de não apenas definir objetivos claros, mas também de acompanhar seu progresso de maneira estruturada e contínua. Para quem ainda não conhece o autor citado, ele é um dos consultores empresariais mais renomados do Brasil e sócio fundador da Falconi Consultores de Resultados e autor de livros na área da gestão.
Mas, por que avaliar?
A avaliação regular das metas permite identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Esse processo garante que os esforços estejam alinhados com os objetivos desejados, evitando desvios que podem comprometer os resultados. Afinal, sem avaliação, não há como determinar se as ações implementadas estão realmente conduzindo ao sucesso, como defende muitos teóricos da administração.
Se avaliar é necessário, quais ferramentas usar?
Existem diversas ferramentas que podem ajudar na avaliação e acompanhamento de metas. No mundo corporativo há vários softwares que promovem a integração das áreas e também definem, em cada área os indicadores que podem ser acompanhados diariamente, semanalmente e até anualmente. Essas ferramentas estão ligadas as áreas de negócio de organização. A questão é: o que não se consegue medir não se pode avaliar. Então, a empresa precisa se valer de indicadores para avaliar, diariamente, semanalmente, mensalmente o que foi solicitado e o que foi esperado com o que foi de fato executado. Essa é a função dos indicadores de desempenho em uma organização. Eles podem medir: os resultados, o desempenho e os fatores críticos de sucesso.
Em empresas de produção, é muito comum que tenham quadros de gestão a vista, quadros kanbans, os quais os colaboradores podem acompanhar a progressão da produção em tempo real. Os Key Performance Indicatores (KPIs) são muito usados como parâmetro de evolução. Na administração, existem quatro funções que, de forma conjunta, dizem da organicidade das empresas. São elas: planejamento, organização, direção e controle. Sem dúvida, a capacidade de avaliação e medição está muito ligada às funções de controle e planejamento e dizem muito da performance de uma organização.
Pensando na vida pessoal, também é possível se valer de ferramentas on e off-line para avaliação e acompanhamento das metas. Eu mesmo me valho sempre do bom e velho calendário. Eu uso dois calendários afixados na geladeira. Um deles é para marcação dos meus dias de treinos, que normalmente faço entre 6 e 7 dias por semana e o outro para marcação dos dias em que segui a proposta alimentar. Eles podem ser usados também para marcação de outras atividades, como leitura de capítulos de livros... A questão toda é ter onde registrar o que foi feito ou não. Eu uso essa técnica simples há alguns anos e isso tem me ajudado muito a ver o meu desempenho ao logo da semana, do mês e ao final, do ano. (tem um texto aqui no blog que fala dessa ferramenta sensacional e tão acessível). Além dos calendários eu também uso um aplicativo chamado Notion que me ajuda a planilhar as tarefas e, nele fazer um quadro de progresso das atividades previstas e realizadas.
Quer saber mais sobre como implementar ferramentas e metodologias para avaliação de desempenho, como KPIs na sua organização? Oferecemos treinamentos especializados que podem transformar a gestão de metas na sua empresa. Entre em contato e conheça nossas opções de treinamento!