Ainda bem que comecei.
9/18/20242 min read


Há algum tempo, eu me via adiando várias coisas que sempre quis fazer. Sabia que precisava cuidar melhor de mim, mas sempre surgiam desculpas. Quem nunca, né? "Segunda-feira eu começo a treinar." "Semana que vem vou organizar minha alimentação." "Quando sobrar tempo, vou começar a ler mais." E, assim, o tempo passava, e nada mudava.
Eu precisei ter uma esteatose hepática moderada para dar um primeiro passo. Isso foi lá em 2019, mas desde então eu venho treinando de forma regular. Comecei com treinos duas vezes na semana, depois passei para três e hoje são seis ou sete por semana. Nada é da noite para o dia, mas “ainda bem que comecei”, pois não estou mais no mesmo lugar. No início foi difícil. Meus músculos doíam, o fôlego faltava, mas a sensação de superação a cada treino era algo que me motiva a continuar. Aos poucos, o que era sacrifício virou rotina, e hoje me sinto mais forte, mais saudável, mais confiante para seguir.
Ao mesmo tempo, resolvi cuidar melhor da minha alimentação. Pequenas escolhas no dia a dia fizeram uma diferença enorme. Comecei firme na dieta Low carb, que aliás me tirou do quadro severo da esteatose hepática e mudou muitos indicadores ruins da minha saúde. Me lembro bem que no início e, sobretudo, na pandemia, comecei a fazer a minha alimentação e me descobri uma verdadeira quitandeira low carb. Foi um caminho de conscientização, e hoje posso dizer: ainda bem que comecei. Sei que ainda tenho uma longa jornada a percorrer, mas uma coisa é certa, não estou no mesmo lugar.
Outro hábito que eu sempre quis, mas nunca priorizava, era a leitura. Mesmo eu que sempre amei ler, não conseguia encaixar esse hábito na minha vida de mãe, dona de casa, empreendedora, professora, treinadora, mentora... Até que decidi começar. Passei a trocar o tempo rolando o feed nas redes sociais por tempo dedicado a leitura e a cada página lida, percebia o quanto minha mente se expandia, o quanto novos conhecimentos me motivavam a seguir. Ler se tornou parte de quem sou, algo que me dá prazer e que me faz crescer diariamente. E olha que lei em tempinhos pequenos. Só no fim de semana que o tempo é mais adequado e mesmo assim, já estou terminando o meu 12º livro do ano e já tenho alguns outros na fila. Não é sobre quantidade, mas é sobre começar.
Olho para trás e penso: ainda bem que comecei.
Todas essas mudanças começaram com um simples primeiro passo. Estamos em setembro, a exatamente a três meses do fim do ano. Imagina só: se você começar hoje a fazer o que vem adiando, em dezembro, você também vai dizer essa frase: "Ainda bem que comecei." Pode ser se exercitar, comer de forma mais saudável, ler mais ou qualquer outra coisa que está na sua lista de “um dia eu começo”. O importante é dar o primeiro passo, porque o segundo o terceiro e os demais vêm e você nem percebe.
A vida é feita de escolhas e ações, e cada uma delas nos leva para um caminho diferente. Então, o que você vai escolher começar hoje? Lembre-se, todas as grandes transformações começam com um pequeno movimento, um primeiro passo.
Que tal começar? Está na hora de dar o primeiro passo em direção à mudança que você tanto deseja. Se precisar da minha ajuda, é só chamar!