Caminhos X Comentários: Minhas Reflexões sobre as Soluções Indicadas pela IA

8/28/20244 min read

Se na semana passada o ChatGPT indicou as 10 maiores dificuldades que os brasileiros enfrentam ao tentar construir bons hábitos, agora trago a segunda parte do texto, resultado do experimento, com as soluções sugeridas pela IA, desta vez comentadas por mim. E olha, eu curti boa parte das indicações! Leia e depois me conte o que achou. Ah, e se você não leu o texto da semana passada sugiro que a leitura seja feita antes desse.

1. Falta de Disciplina:

- Caminho: Utilize técnicas de micro-hábitos, começando com metas pequenas e fáceis de alcançar. Automatize ações repetidas, como programar lembretes ou definir gatilhos. Associar novos hábitos a atividades diárias já estabelecidas também facilita a repetição.

- Comentário: Bingo! Excelente sugestão! A ideia de associar um novo hábito a um já adquirido é sensacional. A proposta de se valer de pequenas ações é sustentada e defendida por James Clear no livro Hábitos Atômicos, um dos melhores quando o assunto é a construção de bons hábitos.

2. Falta de Tempo:

- Caminho: Faça uma auditoria de tempo e priorize suas atividades. Encontre pequenos intervalos durante o dia para inserir novos hábitos. Use técnicas como o método Pomodoro, que foca em curtos períodos de tempo, para gerenciar atividades e otimizar a rotina.

- Comentário: Mais uma bola dentro! Sempre indico às minhas mentoradas que, como primeira ação, avaliem o que estão fazendo, ou seja, façam uma “auditoria” do tempo, exatamente para encontrar possibilidades de ajustar as atividades e criar novas. Sobre a técnica Pomodoro, ela é de fato muito boa e merece um texto à parte só para explicá-la. E eu o farei em breve, podem esperar!

3. Pressões Externas:

- Caminho: Estabeleça limites claros e defina momentos específicos para trabalhar nos seus hábitos. A comunicação assertiva com família e trabalho pode reduzir pressões desnecessárias, e a criação de um cronograma visual pode ajudar a manter o foco.

- Comentário: Dessa vez, penso que a IA apenas tangenciou o problema com a indicação do caminho. Acredito que o melhor a fazer nesse caso é, sem dúvida, buscar o autoconhecimento e o processo terapêutico para não se preocupar tanto com as pressões externas. E você, o que acha?

4. Procrastinação:

- Caminho: Divida grandes tarefas em etapas menores e defina prazos curtos. Utilize técnicas de motivação, como recompensas imediatas após a realização de cada pequena tarefa, para reduzir a resistência ao início.

- Comentário: Mais uma vez, a IA não foi assertiva. Para a procrastinação, o melhor remédio chama-se ROTINA. Quando criamos uma rotina, ajudamos nosso cérebro a automatizar tarefas e diminuir ou eliminar a procrastinação anterior.

5. Ausência de Planejamento:

- Caminho: Crie um plano de ação específico para cada hábito, com datas e horários definidos. Use ferramentas de organização, como planners ou aplicativos de produtividade, para garantir que os novos hábitos se encaixem na sua rotina.

- Comentário: Gostei da indicação do caminho. Só faria um passo antes: definir o objetivo e, aí sim, traçar a rota. Nesse caso, as ferramentas indicadas, como planners e aplicativos de produtividade, podem ajudar muito.

6. Influências Culturais:

- Caminho: Desenvolva uma mentalidade de longo prazo, focando nos benefícios duradouros dos bons hábitos. Encontre comunidades ou grupos com valores alinhados aos seus objetivos para substituir influências culturais que enfraquecem a disciplina.

- Comentário: Bingo! Essa ideia de estar entre pessoas que têm pensamentos semelhantes ajuda, e muito. As comunidades são verdadeiros oásis que nos ajudam a seguir dentro do que acreditamos e queremos.

7. Ambiente Desfavorável:

- Caminho: Modifique seu ambiente para apoiar os hábitos desejados. Mude a disposição de objetos em casa, no trabalho ou na cozinha, para facilitar o novo comportamento. Envolva as pessoas ao seu redor no processo de mudança, incentivando-as a colaborar.

- Comentário: Não sei você, mas para mim os itens 6 e 7 são bem parecidos, e eu daria caminhos semelhantes para ambos. Ou seja, a comunidade é um caminho que resolve os dois, ou pelo menos ajuda bastante.

8. Falta de Apoio:

- Caminho: Construa uma rede de apoio, seja com familiares, amigos ou grupos online. Participar de desafios ou comunidades que compartilham os mesmos objetivos pode ajudar na troca de motivação e responsabilidade.

- Comentário: Você não terá apoio até alcançar êxito no que se propôs. Por isso, a comunidade é uma ótima saída, até mesmo para se manter motivado.

9. Resistência à Mudança:

- Caminho: Pratique a autocompaixão e aceite o desconforto como parte do processo de mudança. Estabeleça uma mentalidade de crescimento, reconhecendo que mudanças são oportunidades de desenvolvimento pessoal.

- Comentário: Aqui não tem muito o que fazer. Penso que os resistentes à mudança, por bem ou por mal, acabam cedendo. Hoje, a única certeza que temos é a mudança.

10. Baixa Autoestima:

- Caminho: Comece com hábitos simples e progressivos para construir confiança. Reforce o autocuidado e celebre pequenas vitórias, focando em manter uma atitude positiva diante dos desafios. Psicoterapia ou coaching também podem ajudar a trabalhar a autoestima.

- Comentário: Bingo! Falou em terapia, conquistou meu coração. É isso, né, gente? Autoconhecimento é o caminho para qualquer transformação, e a terapia é um excelente meio para isso.

Ufa! Até que a IA mandou bem, afinal, seu mecanismo de funcionalidade ajuda bastante, não é? Para quem não sabe, ela consegue "visitar" textos publicados sobre o assunto e, assim, o que propõe é com base no que já foi publicado nas redes. O fato é que, em um acompanhamento pessoal e personalizado, podemos utilizar muitos dos caminhos indicados por ela, mas a personalização do atendimento é o que dará o tom do itinerário pró-bons hábitos que mentor e mentorada traçam juntos, não é?

Em tempo! Se precisar de ajudar personalizada, entre em contato e conheça a minha mentoria para construção de bons hábitos.