Datas festivas:que tal aproveitá-las para promover treinamentos?
6/17/20242 min read


Vários teóricos com foco em comportamento humano concordam que as estratégias lúdicas são valiosas em contextos de treinamento corporativo, uma vez que elas criam um ambiente propicio à aprendizagem, além de promoverem uma atmosfera mais envolvente, interativa e eficaz. A aplicação dessas estratégias lúdicas tem um impacto positivo no desenvolvimento de habilidades, pois as atividades não têm ligação direta com as práticas profissionais, o que faz com que os participantes se entreguem de forma mais verdadeira e honesta e, na maioria dos casos, se divirtam enquanto aprendem.
No calendário há várias datas comerciais que podem ser facilmente utilizadas para a promoção de cursos, treinamentos, palestras, tanto para construção de saberes, quanto para a promoção da interação dos funcionários.
Assim como diz os teóricos da área, eu não só acredito nessa estratégia, como a tenho como grande diferencial nas minhas práticas profissionais.
Aqui eu não estou me referindo à metodologia LEGO SERIOUS PLAY (LSP), que é uma estratégia fantástica. Falo de outras brincadeiras antigas, atividades in ou outside, que possam permitir aos funcionários que façam memória da infância e resgatam muitos aspectos interessantes alojados naquela criança de outrora.
Do mês atual até o fim do ano, temos pelo menos umas quatro datas que podem ser usadas com esse fim. São elas: Junho/Julho: festa junina; Agosto: dia dos pais; Setembro: primavera; Outubro: dia das crianças...
Só para exemplificar o que estou dizendo, muitas empresas no dia das crianças promovem a empresa aberta, permitindo com que os filhos dos funcionários possam ir à empresa. Essa proposta é interessante. Contudo, penso que a empresa pode ir além desse encontro, promovendo um dia das crianças para os funcionários. Isso mesmo, dia lúdico, de jogos, brincadeiras.... essa é uma data propícia para trabalhar habilidades como: trabalho em equipe, criatividade...Há muitas possibilidades escondidas nas datas que, como já comentei, se bem elaboradas podem gerar um verdadeiro engajamento dos funcionários.
Vamos combinar uma coisa: promover treinamentos interessantes, contextualizados, práticos e lúdicos é questão de ESCOLHA!