E as metas traçadas no início de 2024? Como elas estão?

7/3/20243 min read

Julho, seu lindo! Seja bem-vindo!

Eu sou suspeita para falar deste mês porque nasci no dia 13 dele. Aliás, há praticamente 50 anos. Sim, este ano farei 50tão, com muito orgulho e alegria por tudo que Deus me permitiu viver.

Não há como negar que o início do ano, e meio do ano são marcos importantes para a construção/redefinição de planos e propostas, já que remetem ao fechamento de ciclos. Não sei quando isso começou, mas, como diria Chicó do Auto da compadecida, “só sei que foi assim”.

Então, na carona dessa virada de ciclo, no qual eu me enquadro bem em função dos meus primeiros 50 anos de vida, vamos de passos/dicas para transformar as metas traçadas no início deste ano, em realizadas no final dele.

Para isso, vou sugerir que você, antes de ler esse texto, dê uma passadinha no Instagram e assista ao vídeo que fiz: “Você ainda pode alcançar as suas metas em 2024”.

Foi lá? Agora sim, pode continuar a leitura! Hehehe

A melhor forma de conseguir realizar sonhos e desejos é transformando-os em metas e de preferência em metas SMART, e aqui não estou falando de metas “espertas”, como seria a sua tradução para o português, mas sim em metas que podem ser facilmente gerenciadas. Mesmo porque o nome SMART é um acrônimo formado pela primeira letra de cada uma das palavras, no inglês, como descrito a seguir:

Specific (Específicas): sugere-se que as metas sejam claras e específicas. Em vez de definir uma meta vaga como "quero ser mais saudável", especifique "quero correr 5 km três vezes por semana".

Measurable (Mensuráveis): indica que você deve conseguir medir o seu progresso. Defina critérios quantificáveis para rastrear seu avanço, como "perder 2 kg por mês" ou "ler um livro por mês".

Achievable (Alcançáveis): diz da necessidade de as metas serem realistas e atingíveis, considerando suas capacidades e recursos. Evite metas impossíveis, que só trarão frustração. A ideia é propor metas que caibam no horizonte (tempo) previsto, na verba disponível...

Relevant (Relevantes): afirma que as metas devem estar alinhadas com seus valores e objetivos de longo prazo, e, sobretudo, com o seu propósito de vida. Pergunte-se por que essa meta é importante e como ela contribui para seu crescimento pessoal ou profissional...e saber se ela é de fato relevante.

Time-bound (Com Prazo Definido – temporal): aqui a referência é ao tempo. Estabeleça um prazo para atingir suas metas. Isso cria um senso de urgência e ajuda a manter o foco. Por exemplo, "quero fechar o curso que estou fazendo até o dia “X” do mês “Y”.

Agora que você já sabe o que são metas SMART, sugiro que você revisite as suas metas e transforme-as em Metas SMART. A ideia é avaliar se no horizonte de 6 meses, até dezembro, o que foi previsto poderá ser realizado. É muito comum no início do ano a gente traçar objetivo, e não metas. Aliás, é uma das coisas que faz com que a gente tenha mais dificuldade em realizá-las. Por exemplo, se meu objetivo fosse ler mais e ao final do ano eu tivesse lido mais livros que no ano anterior, claramente ele teria sido realizado. Contudo, quanto mais específico somos, mais chances temos de cumprir com o proposto. Se esse objetivo fosse transformado em meta SMART ele seria: ler no mínimo 1 capítulo de livro por dia- se quiser você pode indicar até a hora do dia que fará isso, por pelo menos 5 dias por semana, eu garanto que a pessoa teria lido ao final do ano mais de 1 livro por mês, porque teria como ela avaliar se nos dias combinados ela leu o capítulo programado.

No exemplo dado, acabei me valendo de um dos princípios defendidos por James Clear para a construção de melhores hábitos, transformando-os em algo fácil de realizar. Definir a leitura de apenas 1 capítulo, e em somente 5 dias dos 7 da semana é algo que parece mais viável que a definição da leitura de 1 livro por mês/ou por semana. O mais louco disso tudo, é que se seguir a proposta da menor parte, você poderá inclusive ultrapassar essa métrica de mais de 1 livro por mês. Mas, James Clear e Hábitos Atômicos são assuntos para um próximo texto.

Só para fechar, revisite os seus objetivos/metas para transformá-los em SMART e assim terá mais chances de, ao final do ano, ter cumprido o que se propôs no início dele. Só faz e depois me conta.