Ler e coçar é só começar: Como incluir a leitura nos seus hábitos diários

8/14/20243 min read

Este ano, eu quis dar mais atenção ao hábito de leitura. Antigamente, eu amava livro de papel, até porque, como especialista em produção gráfica e professora da área, sempre gostei de tocar o livro, de saber quais acabamentos usaram para finalizá-lo, quais papéis... mas, depois da chegada da minha filha, passei a ler em aplicativo de Kindle e, este ano, em um Kindle. E, quem diria, gosto mais de ler no meio digital, acredita?

Bom, ler é maravilhoso! Você pode conhecer o mundo inteiro sem sair de casa. Ultimamente, tenho utilizado algumas estratégias, as quais até indico para minhas mentoradas. Uma delas é a do revezamento, ou seja, um livro de literatura e outro ligado ao negócio e vice-versa. Assim, consigo ler coisas além das da minha área, que sempre li.

Se você quer ler mais, basta começar. Uma excelente técnica é ter sempre um livro à disposição. Eu ando com um na bolsa, para que, em qualquer brecha, possa ler um pouquinho. Sempre me perguntam como faço para ler tanto. Nem leio tanto assim, como as pessoas imaginam. Mas, vamos lá, darei dicas do que tem funcionado para mim.

Eu levo minha filha à natação duas vezes por semana. Nesse tempo, leio enquanto espero a aula acabar, mesmo porque, nessa escola, quase não dá para assistir à aula em função da disposição da piscina. Então, antes eu ficava no celular. Hoje, fico no Kindle ou lendo no livro físico. Então, aqui vai a primeira dica: Tenha um livro sempre com você para, nessas brechas, poder ler.

Estabelecer um horário para ler diariamente é uma boa ideia também. Ler todos os dias pela manhã, durante 30 minutos, é uma excelente prática. A gente não tem ideia do poder dos pequenos passos. Teve uma época em que meu esposo trabalhava até mais tarde e eu fazia minha filha dormir. Nesta época, no meu perfil, lancei um desafio para mostrar aos meus seguidores que, com um pouquinho de leitura diária, era possível ler mais. Então, combinei que todos os dias, quando fizesse a Leila dormir, nos 30 minutos que tinha que ficar no quarto com ela, depois que ela dormisse, eu iria ler. Somente 30 minutos, nada mais. Acredite se quiser, mas, durante um mês dessa prática, foram praticamente 6 livros, lendo apenas nesse tempo determinado. Então, mais uma dica: tenha um horário determinado de leitura por dia; isso é essencial para se tornar uma leitora.

Outra dica que sempre dou é: leia sobre o que você tem interesse. Leia os gêneros literários que você mais gosta. Procure saber sobre o livro antes de começar a lê-lo.

Além disso, você pode substituir o tempo de tela por tempo de leitura, participar de clubes de leitura... Ler é algo que deve ser prazeroso. Então, quando puder, arrume um cantinho gostoso com uma água, um café ou um chá para aquele momento. Eu, toda vez que termino um livro, me dou de presente outro. A leitura deve fazer parte da sua rotina assim como várias outras tarefas que fazemos diariamente.
Transformar a leitura em um hábito diário pode parecer desafiador no começo, mas com pequenas mudanças na rotina, você pode fazer dessa prática uma parte natural e agradável do seu dia a dia. Lembre-se: ler é só começar! Aos poucos, você descobrirá o imenso prazer que a leitura pode proporcionar e verá como ela pode enriquecer sua vida.

Está pronta para embarcar em novas leituras? Comece hoje mesmo, escolha um bom livro e dedique alguns minutos do seu dia a essa prática transformadora! Minha meta de leitura deste ano era de 12 livros, mas, já usando essas estratégias que compartilhei, estou terminando o meu décimo livro, o que significa que, com certeza, irei superar minha meta. Será que irei ler quantos este ano? Dê seu palpite (no post desse texto no Instagram) e concorra a um livro.