Paris 2024: inspirações e aprendizados das Olimpíadas
8/7/20243 min read


Tá certo que as Olimpíadas ainda não acabaram, mas vamos combinar que se tratando de Paris 2024, já temos uma “enciclopédia” de momentos inspiradores, não é? Ah, não sei vocês, mas nunca quis tanto estar lá para ver de perto a emoção dos nossos atletas, que estão dando um show, para além das medalhas. E falando nelas, para os desavisados de plantão, desde e o Rio estamos em uma crescente de medalhas como podem conferir na lista a seguir:
Comparativo de medalhas do Brasil nas últimas Olimpíadas
Rio 2016: 7 (OURO) 6 (PRATA) 6 (BRONZE)
Tóquio: 7 (OURO) 6 (PRATA) 6 (BRONZE)
Paris 2024 (parcial): 5 (OURO) 3 (PRATA) 4 (BRONZE)
Esses números parciais demonstram a continuidade do desempenho do Brasil nos Jogos Olímpicos, com a expectativa de aumentar ainda mais o número de medalhas até o final do evento. As Olimpíadas de Paris 2024 trouxeram mais do que momentos inesquecíveis e conquistas esportivas. Elas nos proporcionaram lições valiosas e inspirações que podem ser aplicadas tanto na vida pessoal quanto na profissional. Vamos explorar algumas delas a seguir.
Determinação, perseverança, adaptação, resiliência e trabalho em equipe
Escolhi apenas cinco soft skills, mas poderia elencar muitas outras, porque cada partida, cada conquista traz consigo um repertório de habilidades comportamentais que poderiam, facilmente, aplicar ao mercado de trabalho. Mas, vamos ficar com essas, porque elas já dão "pano para manga".
Os atletas olímpicos dedicam anos de suas vidas a treinamento intenso e disciplinado, enfrentando desafios físicos e emocionais. Essa determinação e perseverança são qualidades essenciais no ambiente de trabalho. Profissionais que se dedicam com afinco e não desistem diante das dificuldades tendem a alcançar seus objetivos e se destacar em suas carreiras. Aqui vale o exemplo da nossa atleta Valdileia Martins, que recebeu a notícia da morte do pai, Israel Martins, 74 anos, em plena Olimpíadas. Aliás, uma atleta que começou a treinar no acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Não precisa falar mais nada, não é?
Os esportes coletivos, como o futebol e o vôlei, demonstraram a importância do trabalho em equipe. Mas, nestas olimpíadas um esporte que normalmente é visto de forma individual, se destacou pela sua força coletiva e recebeu a medalha de bronze, a Ginástica Olímpica, que teve também medalhas individuais. A colaboração, a comunicação eficaz e a confiança mútua são fundamentais para o sucesso. No mercado de trabalho, equipes coesas e colaborativas conseguem resolver problemas com mais eficiência e inovar com maior frequência. Não poderia deixar de registrar a minha torcida, em particular, pelo futebol feminino que segue com tudo para a final, depois de derrotar a França em casa e passar super bem pela Espanha. Acho que agora a Marta terá o tão sonhado ouro olímpico, isso na sua despedida, segura coração.
As Olimpíadas de Paris 2024 tem nos deixado um legado de inspirações e aprendizados valiosos, além de momentos e registros icônicos, aqui trago duas fotos que ficarão na história, a do Gabriel Medina e do pódio da Rebeca Andrade com as duas principais rivais reverenciando a medalhista olímpica. É o esporte dando o recado para o mundo, sobre o que realmente importa.
Ah, a vontade que dá é de ficar 24 horas por dia mergulhada nessa competição que vai ficar marcada para sempre em nossas vidas.
Lembre-se que as cinco skills escolhidas aqui são, de longe, as habilidades mais requiridas pelo mercado de trabalho. Aliás, algumas delas, inclusive, indicada pelo documento O Futuro do trabalho, gerado pelo Fórum Mundial Econômico. Mas, isso é assunto para outro texto porque esse já ficou longo demais, não é?
Boraaaaaaa Brasil!