Você já ouviu falar no termo “Geração Slash”?

6/3/20242 min read

A expressão Geração Slash não é nova. Ela foi criada há quase 20 anos pela Marci Albohe, autora do livro "One Person/Multiple Careers: A New Model for Work/Life Success", publicado em 2007. Uma obra que, infelizmente, ainda não tem tradução para o português.

Na obra, a autora apresenta a tendência de as pessoas seguirem múltiplas carreiras, como diz o próprio nome do livro e dessas se apresentarem com múltiplas funções, usando apenas uma barra inclinada para descrevê-las, como o meu caso: Professora/ Palestrante / Mentora para construção de bons hábitos/ Aspirante a UX..

Durante muito tempo, essa característica me assombrou, porque via muitos gurus da administração, da produtividade, afirmando categoricamente que só há produtividade quando a pessoa tem foco em uma única coisa. E eu, mesmo tendo várias áreas de atuação, sempre me considerei muito produtiva. Aliás, venho, há alguns anos, falando e ensinando sobre isso.

Bom, esse tema já foi parar até na minha terapia. E me lembro como se fosse hoje a fala da minha terapeuta. Ela fez uma feliz analogia. Comparou a minha habilidade de ser multitarefas com os tentáculos de um polvo, os quais cada um desses tem um quê e um porquê. Depois disso, nunca mais quis cortar os meus tentáculos, ao contrário, quis dar vasão às minhas habilidades e então... eis que sugere o EU e Minhas Escolhas.

O site nasce exatamente para poder compartilhar um pouco das minhas múltiplas atividades profissionais que, nesse tempo de vida, quase 50 anos, já me permitiram ajudar muitas pessoas, professionais, organizações...

Ah, e para não dizer que o livro a que me referi no início desse texto só fala das “barrinhas” que separam as funções das pessoas multitarefas, que compõem a geração Slash, eis aqui algumas características dessa geração apontadas pela autora, características essas hoje desejadas pelo mercado de trabalho: Diversidade de interesses e habilidades; flexibilidade e adaptabilidade; independência e autonomia; capacidade de aprendizagem contínua, a tão falada lifelong learning...

Como não acreditar e creditar no potencial dessa geração? Pois é, impossível, não é?

Então, seja bem-vindo ao meu espaço www.eueminhasecolhas.com.br, ou melhor, ao nosso espaço e, como diria Arnaldo Antunes: A casa é sua!

E só ficar registrado: sim, sou “1001 utilidades, multitarefa, pertencente à geração Slash...E você?