Você sabe o que significa Wellness?

6/3/20242 min read

tilt shift lens photography of person lifting hand
tilt shift lens photography of person lifting hand

O termo refere-se a busca ativa por atividades que integram seis áreas da saúde: a física, a emocional, a social, a intelectual, a ocupacional e a espiritual. Tudo isso em prol do nosso bem-estar.

Esse mercado está em franca expansão no mundo e no Brasil, segundo dados recentemente publicados na Exame, espera-se um crescimento desse mercado de 57% até 2027, estimando um faturamento que pode chegar até 41,7 trilhões.

Para além dos números que, claro são animadores, penso que falar de bem-estar em uma rede profissional pode parecer estranho, mas deveria ser normal já que essas práticas nos garante a longevidade e, por consequência, a empregabilidade, dois quesitos super desejados por todos.

Investir em saúde integral é garantir que o colaborador consiga oferecer à organização a que pertence o seu melhor desempenho e produtividade. Não tenho dúvida que as empresas que já se atentaram para isso, vêm oferecendo aos seus funcionários instrumentos para essa busca ativa de bem-estar, dentro do conceito Wellness. Mas, até que isso seja corriqueiro nas organizações e não um diferencial de empregabilidade oferecido por algumas as empresas, sugiro que os próprios funcionários façam a sua parte.

Mas como fazer isso?

Não é complicado. Podemos começar com o que temos à disposição, pensando nas seis áreas que apresentei no início do texto (saúde física, emocional, social, intelectual, ocupacional e espiritual). Como uma busca ativa podemos também encontrar ações que possam ir ao encontro de cada uma dessas áreas, no intuito de gerar cada vez mais bem-estar. Ações simples como: melhorar a alimentação, diminuir os alimentos ultra processados, movimentar-se diariamente, meditar, ler mais, encontrar momentos para a prática dos hobbies e conectar-se sempre com o divino...podem ser o caminho. Como viu, nada complexo, mas que infelizmente, na correria em que vivemos parece que o simples se tornou um luxo para poucos.

Bom, é isso! E se quiser oferecer aos seu funcionários uma experiência com foco em uma das seis área mencionadas, só chamar.