Aprender fazendo: o poder da educação experiencial no desenvolvimento profissional
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4/2/20252 min read


No mundo corporativo dinâmico e competitivo de hoje, aprender não é mais apenas sobre adquirir conhecimento teórico apenas, mas, sobre a possibilidade de desenvolvimento de habilidades necessárias para o negócio. As empresas e profissionais de sucesso estão investindo cada vez mais em abordagens que priorizam a experiência direta e a prática ativa. Esse modelo, conhecido como educação experiencial, tem mostrado resultados significativos no desenvolvimento de competências essenciais para o mercado de trabalho.
Mas, o que é a Educação Experiencial?
A educação experiencial baseia-se no conceito de aprender por meio da experiência direta e da reflexão. David Kolb (1984), um dos principais teóricos dessa abordagem, descreve o aprendizado experiencial como um ciclo que envolve quatro etapas: experiência concreta, observação reflexiva, conceituação abstrata e experimentação ativa (KOLB, 1984). Isso significa que os indivíduos aprendem melhor quando passam por situações reais, refletem sobre elas, formulam novas ideias e testam essas ideias na prática.
Seguem 4 benefícios da Educação Experiencial no ambiente profissional:
1. Desenvolvimento de Soft Skills
Estudos mostram que habilidades como comunicação, liderança e resiliência são melhoradas quando os profissionais enfrentam desafios reais e trabalham em equipe para solucioná-los. Heckman & Kautz (2012) destacam que as soft skills são fundamentais para o sucesso profissional e que abordagens ativas de aprendizado contribuem para seu fortalecimento. Aqui tem um texto falando sobre as soft skills. Vale a pena a leitura.
2. Aumento do Engajamento e Retenção de Conhecimento
A pesquisa de Dale (1969) sobre o "Cone da Experiência" sugere que os indivíduos retêm 90% do que aprendem ao ensinar outros ou ao aplicar imediatamente o conhecimento adquirido, em comparação com apenas 10% do aprendizado passivo (como palestras tradicionais).
3. Estimulação da Criatividade e Resolução de Problemas
Metodologias que envolvem jogos, dinâmicas de grupo e desafios interativos têm mostrado impactos positivos na resolução de problemas e inovação dentro das organizações (GEE, 2007). Quando os colaboradores são incentivados a "aprender fazendo", desenvolvem uma mentalidade mais criativa e proativa. Essa é a nossa metodologia. Nossos treinamentos são mão na massa e, denrto do possível, lúdicos.
4. Melhoria no Desempenho Organizacional
Empresas que investem em treinamentos experiencialmente ricos notam uma melhora significativa no desempenho de seus colaboradores. Pine & Gilmore (1999) discutem a importância da Economia da Experiência, onde proporcionar vivências significativas às equipes gera engajamento e produtividade mais elevados.
A educação experiencial não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para profissionais e organizações que desejam se destacar. Aprender fazendo permite que o conhecimento seja absorvido de forma mais eficaz, promovendo mudanças reais no comportamento e nas habilidades dos profissionais.
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Para saber mais:
Pimentel, A. (2007). A teoria da aprendizagem experiencial como alicerce de estudos sobre desenvolvimento profissionalUniversidade Federal do Rio Grande do Norte, , Brazil
Dale, E. (1969). Audiovisual Methods in Teaching.
Gee, J. P. (2007). What Video Games Have to Teach Us About Learning and Literacy.
Heckman, J., & Kautz, T. (2012). Hard Evidence on Soft Skills. National Bureau of Economic Research.
Kolb, D. A. (1984). Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development.
Pine, J., & Gilmore, J. (1999). The Experience Economy: Work is Theater & Every Business a Stage.